terça-feira, 20 de maio de 2014

Os matadores de sonhos



     Desde criança eu era uma pessoa diferente. Alguns colegas meus gostavam de zombar de mim na escola, por ser tímido, quieto e calado. Na minha imaginação fóbica, construía muitas imagens negativas sobre o mundo e sobre mim mesmo. Eu era um inseto diante de um doutor, e os professores eram meus palhaços.A cada aula eu sentia mais pânico e ódio daqueles alunos e professores. Não sabia o motivo de tanta raiva.Quando a professora chegava na sala de aula, eu fechava o caderno, baixava a cabeça, e ali mesmo dormia. Só tinha duas coisas que me interessavam, gazear aulas e faltar aulas. Na verdade eu estava sofrendo de um problema que muitas crianças de hoje sofrem: " O complexo de inferioridade, O medo de ser rejeitado e abandonado".A solidão fazia parte de minha vida escolar. Nas horas vagas, eu sentava debaixo de um pé de árvore, o vento soprava no meu rosto, e o silêncio tomava conta. Eu observava as pessoas felizes, alguns brincavam de bola, era uma festa só. Mais sempre fui difícil de fazer novas amizades, pelo menos no período da minha infância.No meu pensamento algo me dizia que a escola era um lixo, fazer áquilo era perda de tempo. Não participava de brincadeiras e trabalhos escolares, e sentia na pele que algumas pessoas gostavam de me ver calado, outras se incomodavam com minha presença.

    Mais tarde percebi que ser tímido, calado e quieto não me levaria a posição de destaque nenhum na sociedade.Eu teria dificuldades de fazer uma entrevista para um emprego, eu seria desclassificado pelo meu jeito de ser.Minhas lágrimas caiam, e o meu trauma aumentava a cada dia. Porém ao passar dos anos, percebi que meus pensamentos sobre o mundo, começaram a ficar cada vez mais refinados. Antes, tudo que me falavam eu acreditava, se alguém falasse que eu era feio, eu me imaginava um feio.Certo dia sentei-me diante de uma pedra. Pois gostava muito de caminhar, e numa daquelas caminhadas resolvi sentar naquela pedra, e ficar olhando para o tempo como se não tivesse outra coisa pra fazer.O fato daquela pedra ser meu esconderijo não significava nada, era apenas uma pedra e um completo fracassado observando os carros passar e as pessoas.Notei que algo estava diferente em mim, pois eu não olhava os carros passarem simplesmente como carros, nem tão pouco as pessoas como simples pessoas.

    Observei que algumas pessoas andavam sorrindo a toa, outras baixavam a cabeça quando me viam.Até mesmo conhecidos meus, faziam de tudo para não falarem comigo. Aquilo me abalava muito. Certa hora aproximou-se um mendigo perto daquela pedra, olhou dentro dos meus olhos.Eu logo imaginei que ele fosse me pedir algum dinheiro, mais no saco em que o mesmo carregava, tinha uma bíblia.Fiquei pasmado e assustado, quando ele tirou do saco a bíblia bem grande e disse assim para mim:
 --- O que você faz sentado nessa pedra?
 --- Estou a espera de alguém que possa pelo menos dizer uma palavra de conforto.
Ele olhou novamente nos meus olhos e disse:
 --- Você imaginaria que num saco de lixo, haveria uma bíblia? Não é a bíblia a palavra de Deus? Quantas pessoas tirariam desse saco essa bíblia? Ou melhor quantas delas teria coragem de abrir para ler pelo menos um capítulo? Acredito que poucos. Primeiro por que a bíblia estava dentro do saco de um mendigo, segundo por que as palavras de Deus estão guardadas em tesouros, não é assim que muitos falam?
Ele leu um pequeno capítulo pra mim, e derramei longas lágrimas em cima daquela pedra.Ele continuou falando:
 --- Quantas pessoas imaginam que mendigos carregam apenas lixo, papeis e latinhas pra vender. Digo que são nos sacos de lixo que estão os tesouros escondidos. Não é na pasta do presidente da república, tão pouco num documento de um banco.Documentos são necessários, mais não são carregados num saco de lixo.Falo isso pra você pelo motivo de está sentado nessa pedra. Aqui passaram pessoas importantes, que carregavam objetos de valor, outras em seus carros até sorriam de felicidade.Mais nas suas maletas não estavam a palavra de Deus. Dinheiro é dinheiro, sonho é sonho, e cada pessoa carrega dentro de si alguma coisa. Há os que querem um diploma para certificar suas sabedorias, existem aqueles que vestem roupas de grife para satisfazer seus desejos.Também há os que carregam os sacos, os objeto de ouro, os contra-cheques milionários.Nenhum deles valem mais do que esse saco de lixo que eu te mostrei. Por que nele está a palavra de Deus.Sendo assim, os homens que não carregam sacos de lixo em seus ombros, carregam verdadeiras rapinas no coração. Você trocaria o saco de lixo com a bíblia por um saco de dinheiro? Quantos trocam as verdadeiras riquezas por honras humanas.Ser aprovado pelos homens, não é a mesma coisa que ser aprovado por Deus. Há homens que matam para conquistar seus desejos egocêntricos,Outros exercem a maldade numa empresa para subir de cargo e conquistar a gerência. Eu te digo que nenhum deles sonhou na vida, e por mais que tenham sonhado, seus sonhos são como a palha que o vento leva. Nada mais terrível do que os matadores de sonhos.Freneticamente existem aqueles que se orgulham em ver a pobreza dos outros. Isso mesmo. Crianças chorando pelo pedaço de pão, magrinhas e desnutridas, ao meio de um falso paraíso de homens que farram, se prostituem, e gozam do melhor. Pessoas que tiram de seus bolsos seus milhões de dólares e compram bolsas milionárias, carros de luxo, casas de praia.

    Não sou contra a riqueza de ninguém, até acho justo que o homem desfrute de todo seu trabalho. Mais nesse ponto acontece a desgraça do mundo.Nem todos desfrutam de seus trabalhos. Há trabalhos esquecidos, outros desvalorizados. Correr com a bola não é trabalho, fabricar um cigarro que contaminará milhões de pessoas, não faz parte do trabalho.Industrias secas, que não se importam com a qualidade da mercadoria. Digo pra você que quando eu vejo um bolo diferente em uma vitrine, eu não tenho o menor interesse em participar daquele pedaço se antes eu não saber se aquele trabalho é honesto.Resumindo. Existe mesmo matança de sonhos.Todos os assassinatos de sonhos estão nas mão dos poderosos.Julgar que esse menino vive com fome, é fácil, quero ver passar fome como ele, e dizer que se vive totalmente feliz.Chamar os mendigos de vagabundos e ladrões é fácil, quero ver colocar o saco nas costas e ter a coragem de dizer que lá dentro existe uma riqueza. Matadores de sonhos, o recado é bastante simples.Se você não gostou desse artigo, cale-se para sempre, teus sonhos também te matarás. Não são os documentos, as escrituras, os contra-cheques, e toda sorte de aprovação humana que garante a felicidade de uma pessoa. Hipócritas... felicidade se vive, não se conquista pela parte burocrática. Mestres da burocracia, limitadores de pensamento.Nas minhas palavras eu ofereço um zero para todos vocês.Viva os pobres, viva os sonhos! Matadores sem vez, pessoas desclassificadas.No meu manual todos são miseráveis. Agora pega na mão do oprimido, passa o teu lenço na lágrima de fome da criança.Veste o teu terno num mendigo, coloca tua mão no saco de lixo... Não faz.Por que teu pano é de linho, teu terno é de grife, e teu coração é um lixo.

                                             ( Diário de um bipolar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário