Por que existem tantas pessoas talentosas no anonimato, sem fama?
Essa resposta eu darei dentro de poucos minutos. Como escritor, eu estive
pesquisando maneiras de como obter sucesso com a minha carreira. Um escritor
que não é conhecido pela mídia, quase sempre precisa fazer seu próprio
marketing pessoal. Mandei alguns originais de minhas obras para algumas
editoras, e obtive o silêncio como resposta. Então eu pensei.... O que me
consagraria como escritor? Por que as pessoas comprariam meu livro? O que eu
deveria fazer para ser aceito na sociedade dos editores? Eu tinha o poder da
palavra e da escrita em minhas mãos, eu tinha obras magníficas para publicar,
mais eu era apenas mais um na multidão. Um simples escritor desconhecido não
pela letra, mais pelo marketing pessoal.
O que levaria pessoas comuns, escritores como
Paulo Coelho, entre outros a se tornarem conhecidos mundialmente apenas com
algumas páginas de um livro? Eram apenas letras, e poucas palavras de uma
história fascinante, um peregrino perdido nos castelos de um mundo imaginário,
meninos que mergulhavam no mundo da magia, mundos como o de Lua nova,
Crepúsculo, Amanhecer, bruxos e bruxas, feiticeiros e milhares de outros
personagens imaginários perdidos em planetas diferente do nosso. História do
papel, que também ganharam espaço na Televisão. Como essas palavras de um
papel, e uma capa de um livro tinham tanto poder para consagrar um homem e o
transformar numa pessoa tão conhecida? Então eu percebi que eles escrevem com a
alma, que seus textos falam com o coração e sentimento dos apaixonados, outros
elevam a mente dos adolescentes e eles mergulham de cabeça nesse mundo de
palavras. Mais eles não comprariam o livro apenas por que a capa era bonita, o
título era chamativo, ou por que pertenciam a Paulo Coelho, eles não compraram
o nome do escritor, e sim suas ideias. No meio desse processo descobri que ser
um escritor era uma coisa a parte, e ser conhecido era muito diferente. Alguém
basta ir num programa de Televisão, dirrepente torna-se um famoso. Isso por que
ele vai ser assistido por milhares de pessoas. Essa pessoa é igual a qualquer
uma, com simples diferença de que ela apareceu na Televisão. Os meios da
tecnologia de nossa era promovem ideias, promovem pessoas e produtos. Se não
fosse esses meios de comunicação quem conheceria esses escritores? Ou melhor,
quem seria Cláudia Leite, Luan Santana, estrelas que a televisão transforma
dirrepente em suas propagandas. Sua imagem apareceu você foi gravado pelo
público, então sua marca foi aceita. Isso graças a TV, os Jornais, os rádios, e
não simplesmente por conta de seu talento musical, de sua literatura, de sua
arte. Artista sem mídia, é marca desconhecida. Então o negócio da marca pegou.
Pessoas se promovem todos os dias no
facebook, nas redes sociais, empresas entram na dança, e as marcas começam a
ficar na cabeça das pessoas. Petrobras, Vivo, Claro, e milhares de outras marcas
vão ficando vivas graças a TV, as redes sociais, e os diversos meios de
comunicação. O facebook entrou de vez, e o cara que criou sorriu com o sucesso.
Compartilha de lá, curte de cá, comenta isso, e o negócio vai gerando receita
para as grandes empresas, inclusive para o dono do facebook. Então eles
entenderam que a propaganda é a alma do negócio, e os patrocinadores é quem bancam
o funcionamento de seus programas. Quem seria o facebook sem seus
patrocinadores? Até eu mesmo patrocinei uma campanha, e paguei com o meu cartão
de crédito internacional... Eles estão faturando para divulgarem o meu nome, e
todos que estão lendo isso, vão ver minha imagem. E por que eu pago para verem
minha imagem? Por que ela pode ser valorizada, e transformada numa imagem de sucesso.
Nesse momento posso não ser um escritor como Paulo Coelho, mais imagina
que depois de algum tempo de trabalho e divulgação esse site ou blog torna-se num
canal direto de fãs, então eu começo a receber convites para divulgar marcas. Você
é capaz de acreditar em mim? Você é capaz de acreditar no meu potencial? Você acaba de ler meu texto, e acreditou no poder da minha palavra.
Você concorda que eu sou um escritor? “Tudo que acreditamos ser, assim o somos,
tudo que acreditamos não ser, assim não somos. Você é o que? Uma marca? Um
produto? Uma pessoa? O que você acredita ser, eu também acredito que você é. Parabéns
por acreditar em mim, e o seu presente é que eu também acredito em você.
Olá...o começo de muitas carreiras são difíceis, mas em meio a tanta dificuldade há uma verdade: só alcançamos o que sonhamos. Se você tem um sonho, corra atrás e fique firme. Peça a Deus que abençoe seus planos! As vezes tentamos fazer as coisas pelas nossas próprias forças, enquanto Deus está somente esperando uma oportunidade para poder nos ajudar e fazer por nós.
ResponderExcluirDivulgue o que escreve nas redes sociais como Facebook e Twitter, mande para seus amigos, dê exemplares do que escreveu para que gosta de ler, tenha paciência. Não force, não se desespere, tudo tem um tempo certo para acontecer.
http://aaninhazinha.blogspot.com.br/