sábado, 3 de maio de 2014

A fama nem sempre vem do talento...

                                                          

    
     Por que existem tantas pessoas talentosas no anonimato, sem fama? Essa resposta eu darei dentro de poucos minutos. Como escritor, eu estive pesquisando maneiras de como obter sucesso com a minha carreira. Um escritor que não é conhecido pela mídia, quase sempre precisa fazer seu próprio marketing pessoal. Mandei alguns originais de minhas obras para algumas editoras, e obtive o silêncio como resposta. Então eu pensei.... O que me consagraria como escritor? Por que as pessoas comprariam meu livro? O que eu deveria fazer para ser aceito na sociedade dos editores? Eu tinha o poder da palavra e da escrita em minhas mãos, eu tinha obras magníficas para publicar, mais eu era apenas mais um na multidão. Um simples escritor desconhecido não pela letra, mais pelo marketing pessoal.
     
      O que levaria pessoas comuns, escritores como Paulo Coelho, entre outros a se tornarem conhecidos mundialmente apenas com algumas páginas de um livro? Eram apenas letras, e poucas palavras de uma história fascinante, um peregrino perdido nos castelos de um mundo imaginário, meninos que mergulhavam no mundo da magia, mundos como o de Lua nova, Crepúsculo, Amanhecer, bruxos e bruxas, feiticeiros e milhares de outros personagens imaginários perdidos em planetas diferente do nosso. História do papel, que também ganharam espaço na Televisão. Como essas palavras de um papel, e uma capa de um livro tinham tanto poder para consagrar um homem e o transformar numa pessoa tão conhecida? Então eu percebi que eles escrevem com a alma, que seus textos falam com o coração e sentimento dos apaixonados, outros elevam a mente dos adolescentes e eles mergulham de cabeça nesse mundo de palavras. Mais eles não comprariam o livro apenas por que a capa era bonita, o título era chamativo, ou por que pertenciam a Paulo Coelho, eles não compraram o nome do escritor, e sim suas ideias. No meio desse processo descobri que ser um escritor era uma coisa a parte, e ser conhecido era muito diferente. Alguém basta ir num programa de Televisão, dirrepente torna-se um famoso. Isso por que ele vai ser assistido por milhares de pessoas. Essa pessoa é igual a qualquer uma, com simples diferença de que ela apareceu na Televisão. Os meios da tecnologia de nossa era promovem ideias, promovem pessoas e produtos. Se não fosse esses meios de comunicação quem conheceria esses escritores? Ou melhor, quem seria Cláudia Leite, Luan Santana, estrelas que a televisão transforma dirrepente em suas propagandas. Sua imagem apareceu você foi gravado pelo público, então sua marca foi aceita. Isso graças a TV, os Jornais, os rádios, e não simplesmente por conta de seu talento musical, de sua literatura, de sua arte. Artista sem mídia, é marca desconhecida. Então o negócio da marca pegou.
         
      Pessoas se promovem todos os dias no facebook, nas redes sociais, empresas entram na dança, e as marcas começam a ficar na cabeça das pessoas. Petrobras, Vivo, Claro, e milhares de outras marcas vão ficando vivas graças a TV, as redes sociais, e os diversos meios de comunicação. O facebook entrou de vez, e o cara que criou sorriu com o sucesso. Compartilha de lá, curte de cá, comenta isso, e o negócio vai gerando receita para as grandes empresas, inclusive para o dono do facebook. Então eles entenderam que a propaganda é a alma do negócio, e os patrocinadores é quem bancam o funcionamento de seus programas. Quem seria o facebook sem seus patrocinadores? Até eu mesmo patrocinei uma campanha, e paguei com o meu cartão de crédito internacional... Eles estão faturando para divulgarem o meu nome, e todos que estão lendo isso, vão ver minha imagem. E por que eu pago para verem minha imagem? Por que ela pode ser valorizada, e transformada numa imagem de sucesso. Nesse momento posso não ser um escritor como Paulo Coelho, mais imagina que depois de algum tempo de trabalho e divulgação esse site ou blog torna-se num canal direto de fãs, então eu começo a receber convites para divulgar marcas. Você é capaz de acreditar em mim? Você é capaz de acreditar no meu potencial? Você acaba de ler meu texto, e acreditou no poder da minha palavra. Você concorda que eu sou um escritor? “Tudo que acreditamos ser, assim o somos, tudo que acreditamos não ser, assim não somos. Você é o que? Uma marca? Um produto? Uma pessoa? O que você acredita ser, eu também acredito que você é. Parabéns por acreditar em mim, e o seu presente é que eu também acredito em você.


Um comentário:

  1. Olá...o começo de muitas carreiras são difíceis, mas em meio a tanta dificuldade há uma verdade: só alcançamos o que sonhamos. Se você tem um sonho, corra atrás e fique firme. Peça a Deus que abençoe seus planos! As vezes tentamos fazer as coisas pelas nossas próprias forças, enquanto Deus está somente esperando uma oportunidade para poder nos ajudar e fazer por nós.

    Divulgue o que escreve nas redes sociais como Facebook e Twitter, mande para seus amigos, dê exemplares do que escreveu para que gosta de ler, tenha paciência. Não force, não se desespere, tudo tem um tempo certo para acontecer.

    http://aaninhazinha.blogspot.com.br/

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